ACIARA e ITPAC planejam parceria para atender demandas empresariais  


20 de setembro de 2017
ACIARA e ITPAC planejam parceria para atender demandas empresariais   

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA deu início a uma série de reuniões com representantes do Centro Universitário ITPAC, de Araguaína, com a finalidade de estabelecer parcerias para atender as demandas empresariais da cidade. No último dia 18, o presidente Márcio Parente recebeu o coordenador geral do Núcleo de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação – NETI do ITPAC, André Rincon, para que os trabalhos desenvolvidos pelo órgão fossem apresentados à entidade.

 Na oportunidade, participaram também o coordenador do Centro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação – CETI, Marcello Schimdt, e a coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica do Tocantins – AGITTO, Rafaella Kalil, ambos braços de atuação do NETI.

 “As atividades acadêmicas são fundamentais para nortear a dinâmica do nosso comércio. É de dentro das faculdades que saem os bons projetos, pesquisas, novas propostas e precisamos de parcerias como essa do ITPAC”, pontuou Márcio.

 A ideia inicial é a ACIARA agir no intuito de reunir empresários associados para que estes levantem os problemas vivenciados no dia a dia de seus negócios e apresentem ao NETI para que o núcleo busque soluções.

 Rafaella Kalil lembrou ainda que, além da iniciativa citada, há outros projetos como a Chocadeira de Ideias (pré-incubação de negócios com foco em inovação tecnológica), Maratona da Inovação (acolhimento de demandas do mercado para serem resolvidas pela academia) e Incubadora de Empresas, também com foco na inovação.

 “Oferecemos também, pela AGITTO, um escritório acadêmico para a escrita e elaboração de projetos para captação de recursos e depósito de patentes”, informou a coordenadora.

 A parceria ACIARA-ITPAC deve ser benéfica também para o projeto “Praia Limpa, Praia Viva”. O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Babaçulândia, Arthur Rômulo Gomes, participou do encontro e ficaram acordadas novas reuniões para que as demandas do município sejam apresentadas.