ACIARA lança o projeto “Praia Limpa, Praia Viva” para a temporada de praias 2016


28 de junho de 2016
ACIARA lança o projeto “Praia Limpa, Praia Viva” para a temporada de praias 2016

 

 

O projeto “Praia Limpa, Praia Viva”, da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, foi oficialmente lançado na manhã desta terça-feira, 28, no auditório da associação e na presença de representantes de empresas parceiras, entidades de classe, poderes públicos e ONGs.

Na oportunidade, os participantes foram apresentados aos materiais gráficos que serão utilizados na divulgação da campanha – banners, cartazes e panfletos –, além do vídeo oficial.

O presidente da ACIARA, Márcio Parente, lembrou que mesmo com tantas tecnologias, ainda é preciso empenhar grandes esforços para cuidar do básico, a natureza. “O cuidado com o meio ambiente é uma bandeira forte da nossa associação e o projeto ‘Praia Viva, Praia Limpa’ é um dos maiores expoentes das nossas atividades ecológicas. O foco é manter a população bem informada e consciente de um comportamento responsável e ecológico nas praias”.

 

O início

 

Executado desde 2012, ainda na gestão da ex-presidente Antônia Lopes, o “Praia Limpa, Praia Viva” surgiu com uma abordagem educativa, com foco no público mais jovem, turistas e populações ribeirinhas, com intuito de despertar a consciência ambiental nos banhistas que todos os anos frequentam os balneários dos rios Araguaia e Tocantins.

Antônia relembrou o início do projeto, as primeiras ações e os resultados obtidos, como a criação dos mascotes da campanha, resultado de uma ação desenvolvida junto a alunos da rede pública de ensino na época. “Há tempos que a natureza manda o recado, mas muitas vezes nós não prestamos atenção. Hoje, precisamos focar nas novas gerações, porque os jovens têm o poder de disseminar novos valores”, afirmou a tesoureira.

Com o passar dos anos, o projeto ganhou força e também passou a abordar o potencial turístico das praias de água doce do Tocantins e a renda gerada pela visita dos turistas. “Os pequenos negócios das cidades balneárias são os grandes beneficiados e a partir disso passam a investir mais para atender as demandas dos banhistas”, completou Márcio.

 

O projeto

 

A educação é a principal ferramenta do “Praia Limpa, Praia Viva”. As ações acontecerão na forma de blitzes nas entradas das cidades de Araguanã e Babaçulândia, que recebem grande contingente de banhistas araguainenses, e no trevo de acesso ao Garimpinho, praia de Araguaína.

Os voluntários entregarão panfletos informativos, que trazem o tempo de decomposição de cada material descartado de forma errada na natureza, e sacos de lixo para o acondicionamento correto dos resíduos para posterior descarte.

Os panfletos e cartazes também trazem a mensagem “Você tem consciência ecológica?” e mostra que todos os animais têm, mas o ser humano ainda tem dúvidas.

 

Vídeo da campanha

 

Uma das iniciativas que mais chamou atenção dos presentes no lançamento foi o vídeo oficial da campanha. Nele, um veículo percorre as ruas de uma cidade jogando lixo em frente das casas, nas calçadas e derrubando latas de lixo pelo caminho. No fim, são os mascotes do “Praia Limpa, Praia Viva” – o jacaré, a tracajá, a garça  e o peixe – que saem de dentro do carro. “Queremos mostrar que, se não gostamos que sujem nossa casa, não podemos sujar a casa dos animais, que são os rios e as praias. É uma situação fictícia, mas que gera uma reflexão”, explicou a primeira secretária da ACIARA, Juliane Carneiro.

 

Apoio

 

Para a gerente do Sebrae, Ilma Lopes, o uso da provocação na campanha é uma estratégia bastante válida. “E as parcerias firmadas são fundamentais para o sucesso do projeto. A sustentabilidade começa em casa e precisamos do máximo de pessoas para disseminar isso”.

O secretário de Planejamento, Ciências, Tecnologia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Araguaína, Frederico Prado, parabenizou a ACIARA por encabeçar o “Praia Limpa, Praia Viva” e agradeceu a parceria na programação da Prefeitura para a temporada de praias desse ano. “O uso da educação ambiental como ferramenta para atingir resultados é primordial e vai ao encontro das ações que promovemos na secretaria”.

No fim do evento, a ACIARA promoveu uma palestra com Oto Alvarenga sobre “As duas atitudes mágicas dos profissionais de impacto”. Dentro da temática ambiental, Oto reforçou que é preciso consistência nas ações, abandonar o “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” e viver intensamente aquele momento para que o engajamento seja o maior possível.

O palestrante ainda usou o exemplo do plantio do feijão como forma de mostrar as causas e consequências de nossas atitudes. “Se plantarmos feijão, vamos colher apenas feijão. A gente colhe aquilo que planta”, frisou Oto.

O projeto “Praia Limpa, Praia Viva” conta com o apoio e parceria do Sebrae, Frigorífico Minerva, supermercados Campelo e Baratão, Grupo J Demito, Durax, prefeituras de Araguaína, Araguanã, Xambioá e Babaçulândia, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Ibama, Naturatins, Corpo de Bombeiros e ONG Naturativa.