ACIARA promoveu aproximação entre empresários e Procon


7 de abril de 2017
ACIARA promoveu aproximação entre empresários e Procon

vitar conflitos foi a palavra de ordem durante a palestra “Direitos – Empresa e Consumidor”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, no último dia 4, para associados e demais empresários da cidade.

A advogada e diretora jurídica da ACIARA Jovem, Etienne Acácio, e o técnico em Defesa do Consumidor do Procon, Cícero Gomes Correia Júnior, conduziram a palestra para atender uma demanda constante dos comerciantes sobre o detalhamentos das normas do Código de Defesa do Consumidor.

“Alguns conflitos às vezes acontecem por falta de informação. Ambas as partes têm direitos e deveres e isso precisa ficar muito claro para todos”, pontuou Etienne.

Conteúdos

Os participantes acompanharam as explicações e tiraram dúvidas sobre os temas mais recorrentes no comércio, como reclamações dos clientes, processo administrativo oriundo do Procon, inserção de nomes no Serviço de Proteção ao Crédito, cálculo das multas e o relacionamento entre empresário e cliente.

O técnico do Procon, Cícero Gomes, considerou o saldo da palestra como positivo. “A informação e a conciliação melhoram a relação entre as partes. A economia é o motor de tudo, sem ela não tem estado e nem consumo. Então, melhorando as engrenagens dessa economia, é vantajoso para todos”, explicou Cícero.

Foco no associado

Ao promover o diálogo entre associados e Procon, a ACIARA espera que a informação seja uma ferramenta útil para os empresários. Para o presidente Márcio Parente, é de suma importância que o associado tenha saído da palestra satisfeito com o que viu e ouviu. “Nada melhor do que o Procon e os nossos associados juntos esclarecendo todas as dúvidas”, destacou.

Diego Acácio, contador na Acácio Assessoria Contábil, aprovou a iniciativa. “Achei os temas abordados interessantes, principalmente o debate sobre a questão da regulamentação do empresário ter que divulgar o preço diferente à vista e a prazo”, comentou.