Campanha “Praia Limpa, Praia Viva” ganha reforço da Marinha Brasileira


26 de junho de 2017
Campanha “Praia Limpa, Praia Viva” ganha reforço da Marinha Brasileira

 

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA e a Prefeitura Municipal de Araguaína firmaram uma parceria e trouxeram o curso de Estágio para Tripulação do Serviço Público da Marinha do Brasil, entre os dias 19 e 22 de junho, para habilitar os servidores públicos a conduzir embarcações para atuar nas praias de Babaçulândia, Araguanã, Xambioá e do Garimpinho (Araguaína).

A iniciativa fez parte da Campanha “Praia Limpa, Praia Viva”, que tem, ainda, o apoio do SEBRAE, Ibama, Naturatins, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiro, Ministério Público do Tocantins, ONGs e empresas privadas.

Segundo um dos instrutores do curso, o suboficial Américo, o curso serviu para qualificar o servidor público para que sua atuação garanta maior segurança para o banhista.

“O curso vai ajudar a coibir o pessoal a utilizar embarcações clandestinamente, tanto em transporte de passageiros, como para lazer. O condutor coloca a própria vida em risco e a dos outros banhistas só por estar dirigindo sem habilitação”, explicou Américo.

O curso

Dois oficiais da marinha de Imperatriz/MA ministraram o curso para os 28 servidores da Prefeitura de Araguaína e de outros órgãos públicos no auditório da ACIARA. Dentre os temas do treinamento estavam noções básicas de navegação, manutenção de motores náuticos, legislação marítima, aspectos gerais de equipamentos náuticos, primeiros socorros e salvamento.

No último dia de curso, os alunos conheceram na prática o significado de termos como bombordo, boreste, atracação e abordagem durante simulações no Lago Azul de Araguaína. E para conseguir o certificado, também foi necessário responder uma prova escrita com 25 questões.

O presidente da ACIARA, Márcio Parente, comemora a novidade da campanha deste ano. “Todos anos, buscamos algo inovador para o ‘Praia Limpa, Praia Viva’. E já há algum tempo, percebemos a necessidade de reforçar a fiscalização, além das ações de educação. É preciso que o cidadão se atente para suas responsabilidades. E este curso está possibilitando isso”.

Oportunidade de qualificação profissional

Para o sargento da Polícia Militar, Ulbadani Alves Ribeiro, o curso dá uma oportunidade única de qualificação no âmbito náutico. “A Polícia Militar necessita de pilotos de embarcação, principalmente nas temporadas de praia, para isso é necessário um profissional qualificado e é isso que vou me tornar com este curso”, disse.

O também policial, Willian Pereira de Aguiar, aproveitou a oportunidade para ter mais opções no exercício da atividade pública. “Há poucas pessoas fazendo fiscalização nas praias, o que gera diversos transtornos para banhistas. Sempre tive vontade de fazer esse curso e agora poderei ajudar a comunidade”, destacou Willian.

“Praia Limpa, Praia Viva”

A campanha está na sexta edição e tem por objetivo conscientizar banhistas, turistas e população ribeirinha sobre a importância da preservação ambiental, principalmente na época de praia, que é quando muitos visitantes frequentam as praias dos rios Araguaia e Tocantins.