Comerciantes de Araguaína estão confiantes no aumento das vendas de fim de ano


5 de dezembro de 2018
Comerciantes de Araguaína estão confiantes no aumento das vendas de fim de ano

A expectativa varia de 10% a 20% de crescimento em relação ao ano passado

No segmento do varejo, a preparação para as vendas de fim de ano começa já no início do segundo semestre, com o reforço dos estoques, planejamento de campanhas, perspectivas de novas contratações, entre outros investimentos.

Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dois em cada dez trabalhadores que receberam o 13º salário neste final de ano usarão parte do dinheiro para comprar presentes de Natal.

Em Araguaína, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA começou a aquecer o movimento no comércio ainda em outubro, com o lançamento antecipado da campanha “Natal de Prêmios ACIARA 2018”.

“A ideia foi justamente acompanhar todo o preparo das lojas, que começa cedo. E uma vez que a campanha é lançada antecipadamente, os consumidores também têm a oportunidade de adiantar as compras de Natal com parte do 13º”, conta o presidente da ACIARA, Dearley Kuhn.

João Francisco Albano, proprietário de uma loja de calçados, enfatiza que a meta para as vendas no fim de ano é superar as vendas do ano de 2017.

“A expectativa é sempre positiva. Esperamos vender uma média 10% a 15% mais do que os outros anos”.

Investimento

A pesquisa apontou ainda que 40% dos empresários dos setores de comércio e serviços pretendem investir nos próximos três meses. Este é o maior valor da série histórica desde maio de 2015, quando esse percentual era de 30%.

O indicador revela também que metade dos empresários que têm intenção de investir planeja aumentar as suas vendas pensando no período de final de ano. Para 32% deles, a principal finalidade é aumentar os estoques em todos os segmentos.  A proprietária de uma ótica em Araguaína, Rita Barroso do Nascimento, conta que, no segmento em que ela trabalha, investir é primordial.

“Nossa previsão é um aumento nas vendas de 15% a 20%. Nós investimos em promoções e em divulgações, buscamos também trazer para o nosso consumidor o que há de mais atual na moda, claro, com a melhor qualidade”, afirma.

Campanha ACIARA

A tradicional campanha de vendas de fim de ano da ACIARA “Natal de Prêmios ACIARA”, também busca ajudar a fomentar as vendas no comércio local. Este ano, a campanha ofertará mais de 20 prêmios aos consumidores do comércio de Araguaína: 2 motos zero quilômetro, 5 televisões de 32’, 5 bicicletas e 10 vales-compras de R$ 500,00.

Os vendedores dos cupons sorteados também receberão prêmios em dinheiro que variam de R$ 100,00 a R$ 500,00. O sorteio será dia 9 de janeiro de 2019.

Para o empresário e diretor da ACIARA, William Rezende, a parceria com a campanha faz com que a procura pelos produtos seja maior.

“Hoje é uma tendência do mercado vender o produto mais barato e nós vamos investir em promoções, descontos e produtos de ótima qualidade. E com toda a certeza a campanha da ACIARA tem ajudado muito na procura. As pessoas já têm essa campanha como uma tradição aqui em Araguaína e na região norte do Estado. O consumidor já sabe da credibilidade da campanha e da loja que adere e ela”, finaliza o empresário.

João Francisco Albano, empresário associado e participante da campanha

William Rezende, empresário e diretor da ACIARA