Diretores da ACIARA iniciam processo de revisão do Estatuto


18 de junho de 2018
Diretores da ACIARA iniciam processo de revisão do Estatuto

Na primeira reunião, uma nova proposta do documento foi apresentada com atualizações e inclusões de dispositivos

A presidente em exercício da ACIARA, Hélida Dantas, convidou diretores da entidade para uma primeira reunião sobre a revisão do Estatuto da associação, cuja última versão data de 2011. A intenção é atualizar o documento e atribuir novos dispositivos que tornem mais transparentes e objetivas as ações e atividades da ACIARA nos âmbitos interno e externo.

Hélida reforçou a necessidade da mudança no documento em vista da própria evolução da associação. “Precisamos de mais detalhes sobre os processos decisórios, a gestão dos recursos, de pessoal, entre outras necessidades que vão surgindo conforme a ACIARA avança nas parcerias e aumenta seu quadro de associados”.

Um dos pontos levantados na reunião foi a necessidade de um Regimento Interno além do Estatuto, que dará todas as diretrizes para as tomadas de decisão. Trata-se de um documento mais robusto, detalhado e direto, que diz o que pode e o que não pode ser feito no dia a dia da associação. Toda gestão que passar pela ACIARA será pautada pelo Regimento, o que dá ainda mais estabilidade para a entidade.

“Pretendemos deixar a associação cada vez mais profissionalizada na gestão e imune a quaisquer problemas de descontinuidade de processos administrativos, estratégicos ou gerenciais”, observou o diretor Ronaldo Dias.

Os participantes também falaram da revisão na Missão, Valores, Visão e Planejamentos Estratégicos do Estatuto, criação de novas normativas e mudanças no quesito orçamentário com a inclusão da gestão financeira.

Uma nova proposta de estatuto foi apresentada aos diretores para ser avaliada e discutida posteriormente. “Vamos nos reunir mais vezes, sempre chamando todos os diretores para esta responsabilidade, até chegarmos a uma versão final do documento. Creio que é uma iniciativa necessária e que a ACIARA evoluirá muito com isso”, finalizou a presidente Hélida Dantas.