Evolução do planejamento foi tema de workshop promovido pela ACIARA e Sebrae


17 de setembro de 2018
Evolução do planejamento foi tema de workshop promovido pela ACIARA e Sebrae

Envolver os colaboradores nos propósitos da empresa e investir em capacitação constante são os caminhos mais seguros

 A forma como uma empresa faz o seu planejamento está evoluindo e este novo cenário foi apresentado para empresários e gestores de Araguaína no último dia 13, no workshop ministrado pelo instrutor Renato Santos, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA. O evento foi uma realização conjunta da ACIARA o SEBRAE Tocantins.

Durante a apresentação, Renato mostrou como as empresas podem manter o foco em um novo modelo de planejamento e quais as ferramentas que devem ser implantadas para colocar em prática as inovações.

“A ideia aqui foi debater os problemas e dificuldades, o que eles sentem em seus negócios,  oferecendo instrumentos que sejam úteis para eles lidarem com os desafios. Existem três grandes desafios: formular o plano e executá-los; como envolver os colaboradores no planejamento; e os ajustes feitos durante a execução do plano de acordo com a realidade de mercado”, afirmou o instrutor.

O objetivo do workshop foi encorajar uma visão diferente dos participantes sobre suas ideias e materialização dos planos. Os gestores precisam envolver os colaboradores para discutir as metas e os propósitos da empresa. O palestrante também destacou é preciso focar na inovação, traçando metas de curto e longo prazo, e sempre investindo no treinamento constante dos profissionais da empresa.

“Nossa meta é poder fortalecer os empresários com conhecimento e novas estratégias para que eles tenham mais sucesso nos negócios. O principal desafio que o empresário tem é fazer a gestão de pessoas, por isso trouxemos essa qualificação aos nossos associados”, pontuou o presidente em exercício da ACIARA, Rênye Costa.

Inovação

Para o superintendente do SEBRAE Tocantins, Omar Hennemann, os empreendedores devem entender o que vem mudando nas gestões das empresas. “São extremamente importantes workshops como esse que foi feito em parceria com a ACIARA. Os empresários têm uma oportunidade única de aproveitar esses ensinamentos, como inovação, planejamento e novas tecnologias. Nós continuamos apoiando o empreendedorismo e parabenizo a ACIARA por essa organização”, frisa.

“Essa oficina foi bastante produtiva, pois abordou o trabalho das pessoas, a comunicação e o planejamento. Aprendemos a envolver mais as nossas equipes em ideias inovadoras para impulsionar o crescimento da empresa”, frisou a gerente de Recursos Humanos, Edilene Rodrigues.