Novo Estatuto Social da ACIARA é aprovado em assembleia


20 de fevereiro de 2019
Novo Estatuto Social da ACIARA é aprovado em assembleia

Entre as principais atualizações tão a incorporação da ACIARA Jovem e aumento de representatividade junto aos associados

Ao longo de 2018, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA preparou mudanças no Estatuto Social da entidade e as alterações foram votadas e aprovadas por unanimidade durante uma assembleia geral extraordinária realizada no último dia 19 de fevereiro.

O assessor jurídico da ACIARA, Roger Sousa Kuhn, explica que as alterações são, na verdade, atualizações necessárias para que a associação mantenha-se alinhada com algumas mudanças que vêm acontecendo.

“Há, hoje, uma realidade que demanda adaptações da ACIARA. Entre as mudanças, por exemplo, está a regularização acerca da representação do SPC Brasil na cidade, além de modernizar a nomenclatura das diretorias”, explicou Roger.

Atualização necessária

A última alteração no estatuto havia sido feita em maio de 2011. O presidente da ACIARA, Dearley Kuhn, destacou a importância das mudanças feitas no documento.

“A legislação vem sofrendo mudanças e nós precisamos acompanhá-la. Por isso atualizamos nosso estatuto para atender as exigências da Receita Federal e Receita Estadual. Nós incluímos a autorização de representar os nossos associados em demandas judiciais, principalmente em demandas coletivas, e isso mostra o quanto estamos envolvidos com o nosso empresariado.”, disse o presidente.

O novo Estatuto Social será publicado em breve no site da ACIARA (www.portalaciara.com.br) e ficará à disposição dos associados na entidade.

ACIARA Jovem

Com as mudanças, a ACIARA conta agora com 16 diretorias. Uma das novidades foi à consolidação de uma diretoria para a ACIARA JOVEM. Segundo a diretora responsável pela pasta, Etienne Acácio, o grupo de jovens empresários já existia e era atuante, mas agora pode ter autonomia para realizar ações voltadas para os novos empresários.

“Nós já vamos nos reunir com alguns jovens e fazer o nosso cronograma para o ano. Já está prevista a primeira ação, que será voltada para as mulheres, o evento Mulher Empreendedora. Nós pretendemos ainda trazer palestras e cursos voltados para o jovem empresário e, claro, trazê-lo para a ACIARA”, informou Etienne.

Mais mudanças

Entre as atualizações do estatuto ainda estão:

– Regularização da entidade para atuar como representante local do sistema CNDL (Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas), do sistema CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e CONAJE (Conselho Nacional dos Jovens Empresários);

– Criação do Fundo de Desenvolvimento e Fomento do Empreendedorismo e da Sustentabilidade da ACIARA para viabilizar a captação de recursos em nível nacional e internacional para realização de projetos de desenvolvimento empresarial;

– Regularização da situação da Câmara Arbitral, facilitando a realização de convênios com o Tribunal de Justiça para realização de audiências para o Poder Judiciário, entre outros.