“Praia Limpa, Praia Viva” cumpriu seu objetivo em Babaçulândia 


20 de setembro de 2017
“Praia Limpa, Praia Viva” cumpriu seu objetivo em Babaçulândia 

Mutirão de limpeza na Praia do Coco encontrou menos lixo que nas temporadas passadas

A campanha “Praia Limpa, Praia Viva”, da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, realizou mais uma ação na temporada de 2017 durante o mutirão de limpeza na Praia do Coco, em Babaçulândia, às margens do Rio Tocantins, no último dia 16.

Voluntários da entidade araguainense, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Babaçulândia, Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental, empresários, barqueiros e cidadãos colocaram a mão na massa e fizeram uma varredura em toda a orla da praia e também nas áreas de banho do rio com ajuda de barcos.

Segundo a coordenadora do “Praia Limpa, Praia Viva” e diretora da ACIARA, Juliane Carneiro, a ação foi bastante satisfatória e recolheu 600 quilos de lixo. “Apesar de o número parecer alto, a quantidade de resíduos foi baixa, se compararmos com os anos anteriores. Isso significa que a campanha atingiu seu objetivo de conscientização”, disse Juliane.

A próxima etapa do “Praia Limpa, Praia Viva” será o mutirão na Praia de Araguanã, no dia 1º de outubro.

Uma cidade unida pelo meio ambiente

Outro ponto positivo do mutirão foi o engajamento dos voluntários. “Percebemos que o poder público empenhou-se bastante durante a temporada e a cidade se uniu para a limpeza final. Vimos cidadãos de vários segmentos trabalhando juntos pela preservação da Praia do Coco, foi algo gratificante”, acrescentou Juliane.

“Estamos cuidando daquilo que é nosso”, pontuou o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Babaçulândia, Alcimário Lopes Soares. O coordenador parabenizou a “excelente iniciativa da ACIARA”. “Abraçamos o projeto desde que ele foi apresentado para nós. Entre os banhistas, o comentário foi de que a campanha foi fundamental”, destacou Alcimário.

A ACIARA finalizou o projeto entregando mudas de espécies nativas para que a Prefeitura de Babaçulândia plante nas margens do Rio Tocantins.

A campanha teve como parceiros o SEBRAE, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Policia Militar Ambiental, 2° Batalhão de Policia Militar, Ministério Público do Tocantins, Naturatins, ITPAC e das prefeituras de Araguaína, Araguanã, Babaçulândia e Xambioá.

O “Praia Limpa, Praia Viva” também foi patrocinado pelas empresas Supermercado Campelo, Grupo Baratão, Sicred, Capital Residence, Eletrogeral, Lojas Nosso Lar.

Fotos: Arquivo Pessoal