Procon atualizou empresários sobre os direitos e deveres do consumidor


1 de outubro de 2018
Procon atualizou empresários sobre os direitos e deveres do consumidor

Com a aproximação do fim do ano, as informações foram úteis para resguardar os interesses de lojistas e clientes

 A convite da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, o conciliador do Procon, João Antônio Moreira, compartilhou com empresários e colaboradores do comércio informações atualizadas sobre os direitos e deveres do consumidor, no último dia 26 de setembro. Com a aproximação do fim do ano, período de grande fluxo de vendas, o conhecimento serviu de preparo para os lojistas.

O presidente em exercício da ACIARA, Rênye Costa, destacou que a conversa contribuiu para estreitar a relação comercial consumidor/empresa, orientando no atendimento de todas as normas para que não haja conflitos na relação.

“A partir do conhecimento de todas as informações contidas nas normas e obrigações, os comerciantes conseguem atuar de modo a gerar uma relação benéfica para ambas as partes. A garantia dos direitos ao consumidor permite essa relação e todos saem satisfeitos”, explicou o presidente.

Direitos do Consumidor e do Fornecedor

O conciliador do Procon falou sobre o que é o Código de Defesa do Consumidor – CDC, quando foi criado e quem ele protege, a relação do consumidor com o fornecedor, o que são práticas abusivas, os principais direitos das partes envolvidas na relação de consumo, propaganda enganosa, pagamento em débito, crédito, cheque e em dinheiro, garantia normal e estendida.

João Antônio explicou que, muitas vezes, as pessoas pensam que o CDC só abarca os direitos do consumidor, quando, na verdade, ele faz o mesmo pelo fornecedor.

“Esperamos ter despertado no empresário a consciência acerca dos direitos do consumidor e fazer com que eles percebam que além de fornecedores, eles também são consumidores, por isso a palestra tem dupla importância”, reforçou o conciliador.

Atitude louvável

Além da palestra, a atendente Eliania Menezes e o gerente do núcleo do Procon, Neidivaldo Ribeiro, conversaram com os presentes e esclareceram todas as dúvidas, iniciativa que foi considerada louvável pela gerente comercial, Márcia Oliveira Santos.

“Esse tipo de conversa precisa acontecer mais vezes, querendo ou não, você acaba tendo dúvidas, sendo consumidor ou trabalhador, então é sempre bom estarmos atualizados sobre as leis. Todas as minhas dúvidas foram sanadas, estou muito satisfeita”, finalizou Márcia.